Bebida energética ou Energy Drink é uma bebida funcional, com uma combinação exclusiva de ingredientes. Foi desenvolvida especialmente para circunstâncias que envolvem aumento do esforço físico e mental. Os efeitos do Energy Drink são apreciados em todo o mundo, por atletas de elite, profissionais, estudantes ativos e por motoristas em viagens longas.
É um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo, presente em alimentos de origem animal e é também produzida pelo homem. Outro atributo relacionado a este aminoácido é de poder intensificar os efeitos da insulina, tendo sido responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.
É um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias. Está presente também em vários alimentos, como cereais e vinho tinto.
A cafeína é conhecida por seus efeitos benéficos para as funções mentais e físicas. Está comprovado que a cafeína melhora, por exemplo, a velocidade de reação, o estado de alerta e a concentração.
Além disso, a cafeína estimula a queima de gordura durante atividades físicas de longa duração, ajudando assim o consumo dos depósitos de gordura do corpo, o que resulta em um fornecimento mais eficiente de energia.
A cafeína está contida em vários alimentos, como café, chá ou chocolate. 250 ml de Energy Drink contém, aproximadamente, a mesma quantidade de cafeína de uma xícara de café.
Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.
A sacarose também conhecida como açúcar de mesa
A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utilizam como fonte de energia e como intermediária do metabolismo. Por ser a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.
A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição para curtir uma festa. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo, entre 2006 e 2010, ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).
Energy Drink é uma bebida energética especialmente desenvolvida para períodos de intensos exercícios físico ou mental. Pode ser bebida em qualquer situação: durante a prática de esportes, no trabalho, no trânsito e durante atividades de lazer.
Vários estudos científicos nos campos da medicina esportiva, medicina interna e psicologia testaram Energy Drink e seus efeitos. Todos os estudos científicos são revisados por outros cientistas, publicados e podem ser encontrados em bancos de dados públicos. Além disso, há a experiência direta de milhões de pessoas que consomem Energy Drink e comprovam sua funcionalidade no dia a dia.
Sempre que precisar aumentar sua energia ou concentração! Você deve bebê-lo em situações de alto esforço mental e físico, por exemplo, em viagens longas para combater o sono, durante os dias de trabalho intenso, antes de atividades atléticas exaustivas, ou antes, de provas e exames. Recomenda-se o consumo de Energy Drink antes do início de atividades de alta concentração, de corridas ou jogos esportivos. Como Energy Drink não foi formulado para proporcionar hidratação, incentivamos que as pessoas que praticam exercícios bebam muita água durante atividade física intensa.